notícia

COMO EVITAR SER ASSALTADO EM CASA

Publicado em 1 Outubro, 2014

Os espaços residenciais são pontos bastante vulneráveis a assaltos. Observamos atualmente que a prática desse tipo de crime é feita, normalmente, por pessoas especializadas, que sabem explorar as vulnerabilidades da casa e do comportamento de seus moradores.

A melhor tática para evitar roubos à residência, ainda é a prevenção. Segundo o gestor de segurança pública e empresarial, Elton Luiz, um conjunto de ações preventivas por parte dos moradores pode diminuir em 90% as chances de ocorrência do crime, sendo os 10% restantes, divididos entre a sorte (5%) e à habilidade da vítima em impedir o assalto durante o ato (5%).

De acordo com a Associação Nacional de Vigilância Comunitária dos EUA, existe uma abordagem tripla essencial para quem quiser criar uma residência à prova de roubos: dissuadir, detectar e desacelerar. Dissuadir é tornar a casa pouco atraente para o ladrão ou até mesmo perigosa e trabalhosa de ser invadida. Detectar envolve os métodos de se descobrir que a casa foi invadida e desacelerar é tornar o ato do assalto algo demorado e trabalhoso para o ladrão. Veja algumas informações úteis para o bom desempenho dessas três abordagens:

• A maioria dos invasores não irão se demorar mais do que 60 segundos para tentar invadir uma casa;
• Quanto mais trabalho o bandido tiver para entrar, maior a chance dele desistir da invasão;
• Invasores escolhem residências vazias, fáceis de invadir e com boas rotas de fuga;
• A maioria das invasões residenciais ocorre de dia, quando não há ninguém em casa;
• A maioria dos ladrões buscam itens pequenos de grande valor como eletrônicos, jóias e dinheiro;